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MUNDO VIRTUAL
Dez dicas para advogados
se posicionarem de forma
correta na Internet
A
tualmente, com a forte presença da Internet em nossas vidas, o profissional que não
usar os termos técnicos corretos pode não ter indexação no mundo digital, ou seja,
não estar ranqueado nas primeiras páginas do Google. Além de um website, o posi-
cionamento que este site irá ocupar nas páginas do Google será determinante para o benefi-
ciamento de todo o fluxo de consultas do segmento.
Quando se faz o uso correto das ferramentas existentes, entre elas o SEO (Search Engine
Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca), a performance melhora. Por
exemplo, há sites que conquistaram bastante autoridade no mundo online, como o Jusbrasil
e o Consultor Jurídico, que disponibilizam informações sobre situações judiciais das pesso-
as. Para os advogados que também querem escrever seus artigos, se o website não estiver
posicionado entre as primeiras posições do Google, ele dificilmente será acessado por quem
busca termos específicos na Internet.
FernandoAzevedo, especialista emmarketing digital e reputação online, dá dicas paramelho-
rar a indexação de conteúdo:
1) Oprimeiro passo é fazer uma auditoria do seu site para ver se ele está de acordo comas po-
líticas do Google. O site VerifySEO.com (verifyseo.com) pode ajudar, como tambémo Google
Page Speed, GtMetrix
/) e o SEO SiteCheckup (seositecheckup.com),
entre outros. Estas ferramentas vão validar se seu site e seus artigos estão aptos para serem
ranqueados no Google;
2) Como site já preparado aos padrões do Google, os advogados devemescolher os assuntos
que possam ser úteis e também assuntos que gerem o interesse das pessoas. Por exemplo,
a criação de guias, tutoriais, passo a passo e explicações, etcetera. Podem ainda aproveitar
para fazer infográficos e imagens que ajudemos usuários a entender melhor os tópicos abor-
dados;
3) Youtube é uma ferramenta do Google, logo deve ser usado como uma ferramenta comple-
mentar emcada umdos artigos. Os vídeos na Internet se tornaramumgrande e valioso canal
de divulgação;
4) Os artigos que farão parte do conteúdo do site devem ter entre 500 e 1800 palavras. Use
as marcações de artigos com "Título 1" (h1) para o cabeçalho principal, parágrafos (p) para
texto e sub-cabeçalhos (h2, h3, h4) para organizar os artigos. Ao criar uma lista, use sempre
as marcações de lista como "ul" para listas sem ordem e "ol" para listas ordenadas;
5) Instale plugins para que seus leitores compartilhem suas notícias nas redes sociais;
6) Busque o auxílio de empresas especializadas que poderão identificar as palavras de alto
volume de procura mensal no Google;
7) Crie links internos no seu site para cada uma das palavras-chave. Peça para outros sites cria-
rem links para sua matéria ou contrate uma empresa de SEO para criar links de outros sites
para o seu;
8) Se mantenha na crista da onda com novidades e artigos atuais e ponto de vista diferen-
ciado. Ofereça um título chamativo e conteúdos originais, que gerem o interesse do maior
número de pessoas;
9) Use hashtags nas redes sociais para que mais pessoas encontrem seus artigos.
10) Para finalizar, Azevedo sugere: "escreva sobre o que tempaixão, porque assimo trabalho
se torna prazeroso, você pode encontrar um ponto de vista com diferencial e vai sentir mo-
tivação para continuar a desenvolver artigos de qualidade, mesmo quando estiver cansado.