ARTIGO
88
As Joias do Infinito do
Marketing Jurídico
C
omo o estrondoso sucesso dos filmes da Mar-
vel, culminando agora com o eminente maior
sucesso de bilheteria de todos os tempos (Vin-
gadores: Ultimato), podemos ver algumas semelhan-
ças com o cenário jurídico atual. Dentro do Universo
Cinematográfico da Marvel (MCU), existiam seis sin-
gularidades que foram transformadas pelas entida-
des cósmicas Morte, Entropia, Infinito e Eternidade
nas Joias do Infinito. Nomeadas como Realidade, Es-
paço, Mente, Poder, Tempo e Alma, cada uma delas
concede um poder específico ao seu portador. Aque-
le que possuir as seis joias acopladas emuma unidade
de contenção torna-se onipotente e onisciente. Teo-
ricamente o maior poder do universo em uma única
pessoa.
Constituindo uma analogia ao Marketing Jurídico, podemos elencar a representação do
poder de cada uma de suas joias da seguinte maneira:
Joia da Realidade: No decorrer de um projeto, quando os escritórios realmente encon-
tram um grande desafio, passam por situações duras e nem sempre agradáveis, muitos
acabamdesistindo. Outros não se abalam, pois sabem que precisam passar essa fase para
seu crescimento. Essa joia é representada pela Persistência e Comprometimento, pontos
essenciais para seu crescimento. A Joia da Realidade do Marketing Jurídico é, portanto,
transformar a realidade atual na realidade ideal pretendida.
Joia do Espaço: Espaço é um termo que vem do latim spatĭum e que admite várias acep-
ções, onde a principal é a extensão ideal, sem limites, que contém todas as extensões
finitas e todos os corpos ou objetos existentes ou possíveis. Essa joia seria a capacidade
de olhar para onde todos estão olhando e achar a oportunidade que ninguém encontrou.
A Joia do Espaço do Marketing Jurídico é, portanto, a estratégia de abrir o seu espaço
próprio dentro de um mercado com competição acirrada.
Joia da Mente: Nosso pensamento é a base de nossas decisões. Como dizia Buda, “somos