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ESPAÇO DAS LETRAS
ESPAÇO DAS LETRAS
Como ser um líder inclusivo
Liliane Rocha, 80 páginas, e-book disponível no Amazon e
Kindle, R$ 30,00
Num momento em que cada vez mais o mundo fala so-
bre a valorização das diferenças, igualdade de gêneros,
racial, LGBT, garantia de direitos de públicos diversos
etc., é emergencial pensar até onde, ou até quando, as
pessoas e as empresas realmente têm considerado a
questão da valorização da diversidade como importan-
tes para a evolução da humanidade e dos negócios.
E com o objetivo de lançar luz sobre essas questões e
até dar dicas sobre o importante papel dos líderes na
ampliação não só do debate, mas principalmente para a
tomada de decisões com foco em ações eficientes que
incluam esses públicos, seja nos quadros funcionais ou no dia a dia de cada ser humano,
a especialista no tema Liliane Rocha, que é CEO da Gestão Kairós – consultoria especia-
lizada em Sustentabilidade e Diversidade decidiu relatar seus 13 anos de vivência em
grandes empresas lançando o livro.
A obra tem como público-alvo líderes de qualquer área. “Quando eu comecei a idealizar
o livro, queria impactar todas as pessoas, não apenas os líderes empresariais. Quero que
minhas dicas e relatos alcancem todas as pessoas que, de alguma forma, ou em algum
momento da vida exerce um papel de liderança. O livro pode ser lido por uma mãe de
família, um pai, líderes comunitários, professores, gestores de empresas, ou seja, a sua
mensagem pretende atingir todo mundo”.
São cerca de 80 páginas de uma leitura leve e objetiva que traz relatos, vivências e até
dicas de como as pessoas devem pensar a valorização da diversidade nas suas vidas, nas
pequenas ações e que buscam contribuir para que o mundo seja um lugar mais inclusi-
vo, finalmente. “Em algumas páginas eu conto episódios de preconceito que já sofri por
ser negra. O que pretendo é exemplificar e fortalecer aquelas pessoas que já passaram
por isso e que buscam ter seus direitos garantidos”.
Um dos capítulos (Diversitywhashing) fala sobre como as empresas têm se “apoiado”
no tema diversidade para lançar produtos, campanhas publicitárias e atingir os públicos
de alguns segmentos, mas que fazem essas ações sem antes adotar uma política de in-
clusão de diversos dentro da própria organização.