Revista Ações Legais - page 142-143

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ARTIGO
Uber da advocacia
Por Karina Thiemi, publicitária e analista
de marketing
S
abemos que a chegada doUber foi uma reviravolta
no mercado e o serviço, que antes nunca fora ima-
ginado no Brasil, abalou as estruturas dos taxistas.
Enquanto os taxistas tentavam impedir a regulamenta-
ção dos serviços do Uber, mais famosa a marca ficava,
com mais as pessoas se interessando e indo em busca
de informações. Assim o Uber ficava cada vez mais po-
pularizado.
Sabendo como agradar o público, não foi apenas o bai-
xo custo que conquistou os clientes, mas tambéma for-
ma de atendimento e qualidade nos serviços prestados.
Agora ainda mais modernizado e com diversas opções
de carros, os motoristas doUber prezam cada vez mais
pelo conforto dos passageiros, oferecendo desde água
mineral e balas até a possibilidade de ouvirmos nossas
próprias músicas do celular e termos Wifi enquanto es-
tamos a caminho do nosso destino. Tudo isso com a
praticidade de poder fazer o contato pelo celular em pouquíssimos minutos.
Ganhando cada vez mais espaço nesse novo cenário, o Uber é apenas um exemplo de novos
empreendimentos que vem crescendo no Brasil de forma rápida e consistente. As empresas
de startups são outro exemplo de como os novos negócios estão surgindo rapidamente, e
muitas vezes comamissão de trabalhar com ideias diferentes, que entendammelhor os clien-
tes, com um baixo custo benefício, porém gerando lucros cada vez maiores.
Algumas indicações são recomendadas para estas pequenas bancas ganharem mais espaço
no mercado e estarem à frente da concorrência, como por exemplo:
Entenda seu cliente
Abra uma linha de comunicação direta com seu cliente visando entende-lo cada vez mais.
Use de questionários de satisfação, redes sociais, contatos via site/newsletters e ligações para
saber exatamente o que agradaria o mesmo na relação cliente-escritório. O importante tam-
bém é fazer as mudanças acontecerem, não apenas conhecê-las.
Faça do seu nome sua marca
Fique mais próximo dos jornalistas, para que você possa divulgar os assuntos que domina.
Acompanhe as notícias para estar sempre por dentro e poder opinar sobre os assuntos em
destaque. Tente estar sempre em evidência fazendo com que seus artigos, releases, traba-
lhos, etc. saiamnos jornais. É importante também você ser reconhecido por uma área especí-
fica do direito e assim passar maior credibilidade e assertividade ao público. A imprensa traz
grande visibilidade e lhe proporcionará alcançar uma maior gama de pessoas e atingir de for-
ma abrangente o seu público alvo e tornar o reconhecimento da sua marca cada vez maior.
Lembre-se que a imprensa não está fazendo um favor a você, uma vez, que os mesmos preci-
sam de conteúdo interessante para ser divulgado. Seja então esse conteúdo.
Contudo não esqueça também de mudar o visual da sua marca e ir evoluindo junto com o
mercado, que está cada dia mais moderno, dinâmico e flexível.
Faça um bom network
Saia para conversar e trocar informações de forma casual comoutros profissionais de bancas
pequenas, médias ou grandes, mas que atuemem áreas diferentes da sua. Assim você estará
iniciando uma ligação compessoas que atuamnomesmo segmento que você, entretanto em
áreas distintas, criando assim uma rede de referências. Faça isso com advogados de outros
estados e cidades, assim cria-se também uma rede de correspondentes e a indicação é inte-
ressante para ambas as partes.
O mesmo acontece com os escritórios de advocacia, onde bancas menores estão chegando
aomercado comumcustomenor emaior interação comos clientes, tornando o serviço ainda
mais procurado.
Com diversos fatores sacudindo a economia do país, o mercado jurídico está cada vez mais
competitivo e segmentado, porém isso não impede que pequenas firmas de advocacia consi-
gamprosperar usando uma linha de atuaçãomais moderna, voltada a necessidade do cliente
e na qualidade absoluta dos serviços. Como umUber jurídico moderno.
Frequente eventos na sua área
Grandes feiras e eventos são ótimos meios de divulgar sua nova marca e maneira de atuação
personalizada e moderna, então participe ativamente e esteja sempre envolvido com estas
associações.
Sabendo destas informações, os novos advogados e os pequenos escritórios precisam levar
em consideração esta nova vertente que vem tomando o mercado atual e se preparar ade-
quadamente para não perderem espaço e se destacar de forma fidedigna.
Se o Uber é a evolução do taxi, você pode considerar seu escritório como o Uber da advoca-
cia? Seu escritório compreende seus clientes e atende os mesmos da melhor forma, fazendo
como que a qualidade no atendimento seja um fator primordial para o crescimento empresa-
rial, alavancando o seu escritório do mercado e trazendo um retorno financeiro positivo para
sua banca?
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