74
75
PESQUISA
Internautas enxergam o
Brasil em crise moral e ética
U
ma pesquisa feita pela Expertise, uma das principais empresas de pesquisa de
mercado e de opinião do país, elegeu o tema “Crises” para a mais nova pesquisa
do painel #brasilsemfiltro - um raio-X de como os internautas brasileiros enxer-
gam o país através de assuntos relevantes do nosso cotidiano -, que tem levantamento
de dados feito pelo Opinion Box, plataforma de pesquisa digital. Foram entrevistados
1.477 internautas, de ambos os sexos e todas as classes sociais, em 498 cidades de todos
os estados da Federação, entre os dias 16 e 20 de outubro.
A Expertise quis entender o que as pessoas pensam a respeito da crise moral e ética que
existe no Brasil e em quais esferas ela está mais enraizada. O principal local em que a crise
moral e ética tem muita intensidade, para 82% das pessoas, é no âmbito político e, para
62% dos entrevistados, nas instituições públicas. Além disso, 61% entendem que ela tam-
bém é muito intensa na nossa sociedade.
Nas instituições privadas, 38% consideram a crise moral e ética muita intensa e 60% con-
sideram a intensidade média ou baixa. Os números das instituições privadas são muito
semelhantes aos das ONGs, em que 36% afirmam que a crise moral e ética tem muita
intensidade e 59% média ou baixa intensidade, respectivamente. A margem de erro da
pesquisa é de 2,5 pp.