Revista Ações Legais - page 42-43

42
43
COMUNIDADE EMPRESARIAL
Câmara de Comércio
França-Brasil inaugura
Centro de Mediação
A
Câmara de Comércio França-Brasil (CCFB) realizou um coquetel no Espaço Cultu-
ral La Maison, no Rio de Janeiro, para marcar o lançamento do Centro de Media-
ção, e assegurou oficialmente o novo serviço da instituição voltado para associa-
dos, comunidade empresarial e profissionais interessados na formação de mediador e em
procedimentos de mediação. Entre os convidados, estavam a presidente do Centre de
Médiation et d’Arbitrage de Paris (CMAP), Sophie Henry, parceiros, membros de empre-
sas associadas e participantes do curso oferecido pela Câmara em abril passado.
Na abertura da cerimônia, Brice Roquefeuil, Cônsul-Geral da França no Rio, falou sobre a
importância da criação do Centro de Mediação da Câmara França-Brasil (CM-CCFB), em
uma ação inédita da instituição no Brasil. “Hoje, é o nascimento do Centro de Mediação
da CCFB, que é um grande parceiro do Consulado, e é uma honra ter a presença da pre-
sidente do Centre de Médiation et d’Arbitrage de Paris, Sophie Henry, neste projeto que
faz muito sentido aqui no país, não só para as empresas francesas, mas para empresas
brasileiras e estrangeiras”.
Para Claudine Bichara, presidente da Câmara de Comércio França-Brasil do Rio e vice-
-presidente do CM-CCFB, a iniciativa representa uma grande conquista. “A Câmara sem-
pre buscou atender as demandas formuladas e latentes de seus membros. Ansiamos pelo
atendimento aos nossos associados e, por isso, fomos em busca de serviços que estejam
dentro da nossa missão, que consiste em facilitar os negócios e a vida empresarial de nos-
sos membros”, comenta.
Segundo Claudine, é normal existir conflitos intra e interempresas, entre fornecedores e
parceiros, funcionários e chefias, e por essa razão, a CCFB encontrou na mediação uma
ferramenta poderosa para exercer sua função de facilitadora, papel que se propõe a de-
sempenhar em diversas áreas.
Para a presidente do Centre de Médiation et d’Arbitrage de Paris, Sophie Henry, a expe-
riência na França comprova os ganhos e avanços que a mediação tem proporcionado ao
setor empresarial. “O CMAP fez 20 anos em 2015 e, assim, começamos a consolidar expe-
riência na área. Sabemos que toda a atividade comercial gera litígios e por isso é impor-
tante resolvê-los de maneira econômica e relevante, através da mediação, que não dura
mais de 15 horas e é confidencial”, explica Sophie. A presidente acrescenta que os recur-
sos devem ser voltados para o crescimento das empresas e custos de litígios precisam ser
reduzidos ao máximo. “É necessário ganhar mais mercado e não litígios”, ressalta.
Outro ponto destacado é a importância de manter as relações entre as empresas. “Na
mediação, não existe um vencedor ou derrotado, apenas resoluções. Temos com isso,
uma mudança de cultura, de responsabilidade e acordo. A mudança é válida para o CEO
de uma empresa e para um juiz. Também para os advogados que vão precisar priorizar o
acompanhamento dos clientes”, afirma Sophie.
O advogado e mediador, Carlos Roberto Siqueira Castro, presidente do CM-CCFB, comen-
tou que foram necessários quase dois anos para finalizar o projeto do Centro, que ga-
nhou força como estabelecimento domarco regulatório damediação no Brasil. “Estamos
todos contagiados pelo gigante instrumento da mediação, que exige intensa formação
técnica multidisciplinar e acúmulo de experiência. Sabe-se que em nosso país, com 206
Fotos: Divulgação
Brice Roquefeuil, cônsul geral da França no Rio, presidente da CCFB-RJ Claudine Bichara e
Bernardo Mendes Viana, coordenador da Comissão Juridica da Câmara
1...,22-23,24-25,26-27,28-29,30-31,32-33,34-35,36-37,38-39,40-41 44-45,46-47,48-49,50-51,52-53,54-55,56-57,58-59,60-61,62-63,...
Powered by FlippingBook