118
ESPAÇO DAS LETRAS
Orgânicos: Marcos, Desafios e Comunicação
Luciana Juhas LCTE Editora, 192 página, R$ 46,00
“A guerra contra a destruição do meio ambiente
e, em consequência, de toda a vida no planeta é
feita de muitas guerras menores, com milhares
de batalhas diárias para se conquistar vitórias
a conta-gotas, porém todas muito expressivas
para a construção de um mundo equilibrado e
saudável para todos os seres”, diz a jornalista
Luciana Juhas*, explicando a essência do livro.
A obra foca uma dessas guerras e suas batalhas
cotidianas ao mostrar o desenvolvimento do
setor de produtos orgânicos e sustentáveis no
país.
No livro, momentos importantes para o setor,
como todo o processo de regulamentação, re-
latados em um depoimento exclusivo para a pu-
blicação do ex-ministro da Agricultura, Pecuária
e Abastecimento (Mapa), Roberto Rodrigues, à frente da pasta à época; bem como
por entrevistas com José Pedro Santiago, primeiro presidente da Câmara Setorial
de Agricultura Orgânica criada no âmbito da Secretaria Executiva do Ministério e um
dos fundadores da AAO, e Rogério Dias, funcionário de carreira do Mapa na época e
atualmente seu coordenador de Agroecologia.
Mas o livro não é apenas um registro da história e das barreiras vencidas para a
consolidação desse mercado. Ele faz um exercício das perspectivas do setor e dos
desafios que ainda enfrentará. Um deles é a questão do preço maior dos orgânicos
quando comparado ao da agricultura convencional. Um problema que é consequên-
cia de outros desafios que precisam ser vencidos. A falta de pesquisa, tecnologia e
assistência técnica; proble¬mas de logística diante das longas distâncias entre pro-
dutores e consumidores; e a baixa disponibilidade de insumos e produtos à base de
cultura biológica, a exemplo de biofertilizantes e sementes, são gargalos que difi-
cultam a produção de orgânicos, onerando os preços.
Sobre a autora
Luciana Juhas - É jornalista com 21 anos de experiência, passou pela comunicação
de empresas como a Johnson &Johnson e Grupo Pão de Açúcar, atuou em alguns
veículos de comunicação e agências de assessoria de imprensa até fundar a Galeria
de Comunicações