89
88
ESPAÇO DAS LETRAS
ESPAÇO DAS LETRAS
365 Frases para Impulsionar a sua Advocacia – Pequenos Incentivos para
Grandes Realizações
Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, Juruá Editora, 142 páginas, R$ 44,90
Estratégia na Advocacia – Governança, Gestão Legal e Planejamento
Lara Selem, Juruá Editora, 222 página, R$ 77,90
Marketing Jurídico – O Poder das Novas Mídias e Inteligência Artificial
Rodrigo Bertozzi, Juruá Editora, 240 páginas, R$ 78,90
A Nova Reinvenção da Advocacia – A bíblia da gestão legal no Brasil
Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, Juruá Editora, 516 página, R$ 134,90
A publicação “365 Frases para Impulsionar a sua Advocacia – Pequenos Incentivos para Gran-
des Realizações”, escrito por Lara Selem e Rodrigo Bertozzi, reúne uma coletânea de frases
que têm por objetivo provocar reflexões sobre a carreira jurídica e, em especial, para a advo-
cacia que se pratica no cotidiano. Abrindo aleatoriamente o livro ou mesmo seguindo uma
ordemprática, é possível encontrar frases de liderança, planejamento estratégico, marketing
jurídico, negócios jurídicos, societário e de pessoas, que devem ser lidas diariamente por ad-
vogados como uma forma de encorajamento na execução de mudanças em sua atividade
jurídica.
Outro livro útil, principalmente para quem é sócio de escritórios, “Estratégia na Advocacia –
Governança, Gestão Legal e Planejamento”, de autoria de Lara Selem, aborda temas relevan-
tes no meio jurídico, como planejamento estratégico, fundamentos da gestão legal, metodo-
logias e práticas. “Omercado da advocacia no Brasil está sofrendo uma transformação nunca
vista. As novas tecnologias vêmgerando debates nomeio jurídico, fazendo comque os escri-
tórios tenham que repensar sua estrutura e forma de atuação. Lara Selem, nesta excelente
publicação – já na quarta edição – nos apresenta uma obra madura, que enfrenta estes desa-
fios”, comenta Marcelo Marco Bertoldi, advogado coordenador-geral do Instituto Brasileiro
de Governança Corporativa (IBGC).
Saul Tourinho Leal, doutor em Direito Constitucional, elucida ainda que “a obra é como a sua
autora: à frente do tempo, pioneira e corajosa; um livro indispensável ao profissional do Direi-
to atualmente, traçando históricos, retratando o presente e apontando o amanhã da advoca-
cia que está logo ali”.
E como a construção damarca jurídica se faz cada diamais necessária para o sucesso do escri-
tório, o livro “Marketing Jurídico – OPoder das NovasMídias e Inteligência Artificial, de Rodri-
go Bertozzi” – já na segunda edição – mostra a importância do Marketing nos escritórios de
advocacia, expondo formas eficazes para atuar na internet, nas redes sociais e como captar
clientes por meio de tais ferramentas. Traz também informações relevantes sobre a presença
dos robôs nos escritórios, apontando exemplos positivos de ‘Bots’ em atividade. “As futuras
batalhas jurídicas serão travadas comos avanços da Inteligência Artificial”, afirma o autor.
E, para conhecer a fundo e refletir sobre todos esses aspectos de transformação da carreira, a
leitura de A Nova Reinvenção da Advocacia – A bíblia da gestão legal no Brasil, de Lara Selem
e Rodrigo Bertozzi, é indispensável. A obra traz referências completas em relação aos pilares
que sustentamo que existe de moderno nomundo jurídico. Aplicáveis embancas internacio-
nais, os conceitos que norteiam a leitura abordam estratégia, societário, negócios jurídicos,
gestão de pessoas, produção, marketing jurídico e finanças, a fimde auxiliar na construção de
conceitos evolutivos que serãoa chaveparaoadvogado sedestacar peranteuma competição
nunca antes vista e que irá dobrar nos próximos anos.
O Direito do Trabalho Líquido
Jorge Pinheiro Castelo, LTr Editora, 91 páginas
O jurista Jorge Pinheiro Castelo lançou o livro “ODireito do Trabalho
Líquido – o negociado sobre o legislado, a terceirização e o contra-
to de curto prazo na sociedade da modernidade líquida”. Inspirada
no conceito de Zygmunt Bauman de que vivemos na modernidade
líquida e tendo como pano de fundo omomento de reforma radical
da legislação trabalhista no Brasil, a obra apresenta o conflito entre
a economia e o direito do trabalho e como a pós modernidade e o
capitalismo líquido criaram um subproduto: o direito do trabalho lí-
quido e descompromissado, normatizado para garantir a desregu-
lamentação e os contratos de curto prazo, precários, temporários,
intermitentes e terceirizados. Sem compromissos de longo prazo, o direito do trabalho líqui-
do impacta todos os aspectos da vida do ser humano, quer sejampolíticos, sociais, pessoais e
laborais. Este é o sexto livro de Jorge Pinheiro Castelo, advogado, especialista, mestre, doutor
e livre docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.