Revista Ações Legais - page 32-33

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custoso) e de grandes volumes de investimentos para terem uma plataforma robusta e
atual para seus sistemas. Atualmente, no modelo tradicional, em vários casos a estrutura
física de TI da empresa é por si só uma âncora que impede ou dificulta muito uma alte-
ração de endereço. Com essa desvinculação física, os escritórios poderão se concentrar
mais no seu “core business” e ter apoio de profissionais mais especializados na manuten-
ção de seus equipamentos, no desenvolvimento de seus sistemas e na segurança física e
digital de suas informações. Poderão também ocupar espaços menores, sem necessida-
de de espaços (internos ou externos) para arquivamento físico de toneladas de papel.
Ações Legais - Mas isso não pode gerar insegurança?
José Paulo Graciotti
- Falando especificamente sobre o item segurança, a estrutura ofere-
cida pelos atuais data-centers e provedores de serviços na nuvem é infinitamente maior
do que a falsa segurança existente nas salas, gavetas dos escritórios e seus servidores in-
ternos. As melhorias técnicas nas comunicações estão crescendo de maneira assustadora
e com custos cada vez mais competitivos. Quem poderia prever que a internet2 tem velo-
cidade teórica de 10Gbps (isto que dizer que um DVD com capacidade de 4,7Gb pode ser
transferido em 3,5 segundos!); o protocolo de endereços “IPv6” vai permitir 79 octilhões
de vezes à atual capacidade de endereção do protocolo IPv4; e por último, a tecnologia
5G, prevista para desembarcar no Brasil em 2018, tem velocidade 10 vezes a da 4G, ape-
nas para citar três exemplos. É importante lembrar que essas tecnologias já existem não
se tratando e futurologia ou ficção científica.
Ações Legais - E como os sócios de escritórios de advocacia devem aprender com a
retomada do crescimento, como aconteceu nos Estados Unidos?
José Paulo Graciotti
- Enxergo para o futuro, não muito distante, os “escritórios total-
mente integrados à vida digital (com tecnologia de ponta e sistemas de inteligência cog-
nitiva e 100% interativos com seus clientes); menores que os atuais “big-law”;commenos
clientes e melhor atendimento; com estruturas físicas espartanas (locais menos nobres
que os atuais) e salas de telepresença; com espaços de uso partilhado; e muito mais efi-
cientes que os atuais”
"A gestão do conhecimento com a utilização
eficaz e pragmática de suas informações
possibilita um aumento brutal na
produtividade"
ENTREVISTA
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