98
99
CERTIFICAÇÃO
Blindagem
contra corrupção
Certificação que garante que canais adotam práticas
anticorrupção dá segurança às transações com o governo
brasileiro e promove crescimento dos negócios, disse
Pamela Ariane Silva
E
m tempos de Operação Lava Jato e escândalos de corrupção diariamente no noti-
ciário, as dúvidas de quem vende ou quer vender ao governo são muitas. Como se
blindar contra esses episódios? Como garantir que todos os envolvidos na cadeia do
negócio estejam comprometidos com a ética? Como comprovar os seus próprios padrões
de responsabilidade e práticas anticorrupção? Tanto fabricantes quanto canais, revendas
e parceiros precisam dessa segurança. Afinal, não basta que haja controles rígidos e práti-
cas de compliance internamente, se todos os outros elos da cadeia de vendas não forem
igualmente responsáveis. Na área de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC), a
solução para esse problema tem vindo da certificação CertiGov.
O selo que valida os procedimentos de venda ao governo e padrões de revendas, canais e
parceiros de implementação foi desenvolvido pela consultoria Paseli Consulting, a pedido
de uma fabricante que é um dos maiores players mundiais no setor e atua no Brasil direta
e indiretamente. Os critérios da certificação são baseados na Lei 12.846/13 (a lei brasileira
anticorrupção), no Foreign Corruption Practice Act – FCPA (norma norte-americana que é
referência mundial), no Bribery Act – BA (da Grã-Bretanha) e na Convenção de Combate à
Corrupção de Agentes Públicos em Transações Comerciais Internacionais da Organização
para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
“Seguimos as principais diretrizes mundiais no desenvolvimento do CertiGov para poder
assegurar às empresas globais uma validação de segurança e garantia de solidez de seus
parceiros”, afirma Pamela Ariane Silva. A executiva explica que qualquer irregularidade,
ainda que seja em um terceiro, pode manchar a reputação dessas empresas e prejudicar
os negócios. Por isso o rigor é indispensável.
Segundo Pamela, a certeza de que o canal saiba trabalhar os processos com o governo
em nível de excelência, além de dar segurança às companhias estrangeiras, é um estímu-
lo ao crescimento econômico. “Especialmente no atual momento, iniciativas como essa
mostram a seriedade do mercado brasileiro e o comprometimento das empresas nacio-
nais, melhorando a imagem do País no exterior”, diz. “É uma questão de credibilidade
muito importante”, completa.
O processo para a obtenção do CertiGov leva cerca de dois meses e é dividido em dois
módulos: Diagnóstico e Certificação, e Treinamento e Melhores Práticas. Eles incluem a
análise detalhada de mais de 40 procedimentos envolvidos nas relações com o governo,
capacidade financeira, regularidade jurídica, fiscal e trabalhista, qualificação econômica e
técnica, gestão documental, mapeamento e acompanhamento end-to-end de licitações
e entrevistas de compliance com os profissionais envolvidos, entre outros. Após obtida,
a certificação precisa ser revalidada anualmente.