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Por Miriam Garrido, presidente do
Instituto Brasileiro de Marketing de
Relacionamento (IBMR)
O cliente, mais do que nunca, adquire valor essencial para todos os tipos de negócio e
deve ser ouvido seja por telefone, meios digitais ou pelos SACs das empresas. É eviden-
te que todos nós somos clientes em determinado nível e, por isso, queremos ser bem
atendidos. Logo, esta deve ser a causa e a bandeira de cada empresa. É preciso buscar a
excelência no relacionamento com o cliente. Ainda, engana-se quem acreditar que este
processo delimita-se à venda de produtos e serviços. O relacionamento com o cliente
extrapola a atividade comercial e agrega alto valor ao negócio quando a satisfação dos
clientes realmente está em primeiro lugar.
Um cenário no qual lideranças, executivos e funcionários devem priorizar as estratégias
de relacionamento para identificar problemas, gerar soluções e corresponder os anseios
do consumidor final. O fato é que as companhias precisam acelerar o ritmo dos negócios
e se prepararem para atender continuamente os clientes com qualidade e inovação. Ta-
refa que ainda deve oferecer experiências que surpreendam e gerem valor agregado ao
serviço prestado. Ressalta-se que os empreendimentos de diferentes setores da econo-
mia precisam, de fato, estar dispostas a aperfeiçoar estratégias para satisfazer as expec-
tativas de clientes e amenizar impactos da atual crise econômica para a saúde financeira
das empresas.
Um jogo no qual a grande acessibilidade dos clientes e consumidores às redes sociais
demanda transparência na comunicação e mudanças na forma em que o conteúdo é dis-
ponibilizado. As mídias sociais carregam um imediatismo para o relacionamento com o
público e gera uma demanda na qual inovação e agilidade são palavras de ordem a serem
almejadas. Sobreviverão os que compartilharem ideias e projetos na busca por reconhe-
cer expectativas do mercado e utilizar essas informações para desenvolver produtos e
serviços voltados para o cliente conectado. Quem cultivar esses processos estará pronto
para acompanhar as transformações econômicas e obter alta performance, excelência e
inovação no mundo corporativo.