Revista Ações Legais - page 34-35

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EDIFÍCIO MARINGÁ
Identidade visual alia
memória histórica
e modernidade
E
m abril, o Edifício Maringá,localizado na área central de Curitiba, foi reinaugurado
após revitalização completa, realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados
do Paraná (CAA), cujas obras incluíram reformulação integral de todas as insta-
lações com “o intuito de prestar benefícios aos advogados, condizentes com a profis-
são, como estrutura de coworking, biblioteca e núcleo de saúde e bem-estar”, afirma o
diretor-tesoureiro da CAA, Fabiano Baracat.
Um grande destaque do empreendimento é o projeto de identidade visual criado
pelo publicitário, Bernardo Wouk (diretor executivo do Grupo Eikón Comunicação).
“A identidade visual externa superou a todas às expectativas.Tornou-se uma refe-
rência não só para o sistema OAB, como também para a revitalização do Centro de
Curitiba”, comenta Baracat que acrescenta ainda que “o projeto das logomarcas da
OAB e da CAA, implantadas na fachada externa do edifício, e sua iluminação, é pio-
neiro em Curitiba, destacando o edifício entre os demais”.
A proposta, segundo Wouk, foi a de criar painéis temáticos para compor a decora-
ção das salas de convivência e salas de reunião e biblioteca.”Optamos pelo uso de
imagens de impacto histórico tanto do imóvel, quanto dos primeiros dirigentes ao
longo das décadas da OAB Paraná e da Caixa de Assistência dos Advogados. Inte-
gramos a memória histórica à modernidade e à elegância do projeto de decoração
de interiores, criado pelo arquiteto Leonardo Hauer”.
Bernardo Wouk explica que o conceito da identidade visual criado para Edifício Ma-
ringá/OAB prima pela sofisticação.“O briefing do projeto consistia em desenvolver
uma identidade visual moderna e sofisticada para toda a sinalização visual do edifí-
Fotos: Divulgação
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