Revista Ações Legais - page 106-107

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DEBATE
Lava Jato, gestão de riscos e
reputação corporativa
Fotos: Priscilla Fiedler
Samuel Suss, Christianne Machiavelli e José Vianna
Lorena Nogaroli, Claudio Stringari, Fernanda Rocha e Jeferson Souza
A
importância da comunicação para a reputação corporativa diante da Lava Jato foi
o tema proposto pela Central Press para um debate, que contou com a participa-
ção do produtor da TV Globo na cobertura da Lava Jato, José Vianna, da assesso-
ra de imprensa da Justiça Federal do Paraná, Christianne Machiavelli, e do presidente in-
terino, diretor jurídico e líder da área de riscos e compliance da Fomento Paraná, Samuel
Suss. O debate, promovido em parceria com a ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de
Vendas e marketing do Brasil), aconteceu na última terça-feira, na Universidade Positivo
(UP), e reuniu profissionais da imprensa, empresários, acadêmicos e docentes dos cursos
de Jornalismo e Direito da UP.
“Nossa proposta não foi falar sobre os desdobramentos da maior operação contra a cor-
rupção da história do país, mas discutir como os resultados divulgados pela imprensa
estão influenciando os rumos das empresas brasileiras”, explicou o sócio-proprietário da
Central Press, o jornalista Claudio Stringari. Ele lembra que somente no escândalo da Pe-
trobrás, a Operação Lava Jato já identificou um rombo de mais de 20 bilhões de reais. Para
Stringari, os números assustamemostram a dimensão da ilegalidade e irresponsabilidade
de agentes públicos e corporativos, e revelam a falta de regras, estruturas e práticas de
gestão de risco e controle interno sobre as ações dos administradores e gestores. O que
acaba, segundo ele, comprometendo de maneira quase que definitiva a continuidade dos
negócios, arranha a credibilidade, mancha a imagem e destrói a reputação das organiza-
ções estatais e privadas. “A reputação é o principal valor intangível de uma instituição. Os
riscos reputacionais estão entre as maiores preocupações dos membros de conselho de
administração das maiores corporações do mundo, inclusive do Brasil”, afirmou Stringari.
Para a jornalista Lorena Nogaroli, sócia-fundadora da Central Press, falta ao mundo cor-
porativo nacional uma política eficaz de gerenciamento de crise e de riscos. “A comunica-
ção assertiva, mesmo nos momentos mais conturbados e críticos, é fundamental para o
fortalecimento da reputação das marcas”, disse. Diante disso, Lorena anunciou o lança-
1...,86-87,88-89,90-91,92-93,94-95,96-97,98-99,100-101,102-103,104-105 108-109,110-111,112-113,114-115,116-117,118-119,120-121,122-123,124-125,126-127,...
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