Revista Ações Legais - page 72-73

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ESPECIALISTA ALERTA
Redes sociais manipulam
usuários para serem
dependentes de posts
patrocinados
D
esde que a rede
social se tornou
também uma boa
forma de fazer dinhei-
ro e publicidade, as coi-
sas nunca mais foram
as mesmas. O que era a
princípio algo com o in-
tuito de apenas partilhar
fotos, vídeos e recorda-
ções com amigos e fa-
mília, se tornou meio de
vida para alguns e pas-
sou a gerar bilhões de
dólares para os donos
destas plataformas, mu-
dando completamente
a relação que estas em-
presas têm com os seus
usuários, e vice versa.
Com o surgimento da fi-
gura do influenciador digital, a disputa por ‘likes' se tornou acirrada e determinante para
conseguir evidência. Destemodo, empresas de todos os tamanhos tambémviramna rede
social a oportunidade de conquistar o público, ganhar evidência e angariar seguidores,
que revelam a popularidade e capilaridade de seus negócios. Até que surgiu o chamado
‘post patrocinado’e aconteceram mudanças no algoritmo do Facebook e do Instagram,
que privilegiam usuários pagantes, que investem dinheiro na promoção de seus conteú-
dos.
O filósofo e especialista em mídia social Fabiano de Abreu aponta que isto gera uma de-
pendência, já que a interação e a visibilidade supostamente seriam proporcionais ao in-
vestimento: “trabalho commuitos clientes demídia social, personal branding e assessoria
e é impressionante como a interação nas redes sociais nunca mais foi a mesma agora que
o Instagram e o Facebook praticamente te forçam a pagar para ter a mesma visibilidade
que tinha antes do surgimento dos posts patrocinados. Muitos dos meus clientes têm
reclamado que a interação caiu absurdamente nos seus posts e que a toda hora a rede
social sugere o impulsionamento. Alguns relatam que tiveram queda de 60% na interação,
mesmo com o crescimento considerável do número de seguidores. Isto mostra que algo
está errado. Assim ficamos dependentes de sempre estar investindo algum dinheiro nas
publicações para não perder visibilidade perante o algoritmo das redes sociais”.
O especialista também ressalta que as mudanças no algoritmo do Instagram acabam for-
çando quem quer manter a interação e visibilidade a sempre patrocinar posts: “o algorit-
mo do Instagram é um enigma super complexo, que quando você pensa que o entende,
ele muda de novo. Eles estão sempre a mudar as regras do jogo. Além disto, muitas mu-
danças não são anunciadas no blog do Instagram, mas publicadas em uma aba escondida
na Central de Ajuda. Se as publicações na rede social já estavam com um alcance compro-
metido antes, agora seus posts só aparecem para 10% das pessoas que te seguem, a partir
daí o algoritmo mede o interesse do seu público e determina se deve ou não ser mostra-
do para os demais, os outros 90%, forçando o usuário a patrocinar posts para manter pelo
menos o mesmo nível de interação que tinha antes deste sistema entrar em vigor.
Segundo Fabiano, isto é uma maneira um tanto perversa de tratar o influenciador digital,
mas pode ter um motivo não declarado: “Toda esta manipulação pode ter a ver com a
queda de 50% dos lucros da rede social no segundo trimestre em relação ao mesmo perío-
do do ano anterior, para os 2,6 bilhões de dólares. Logicamente o resultado financeiro se-
gue extraordinário, mas uma queda de 50% e ainda as multas bilionárias que o Facebook
sofreu por questões de invasão de privacidade e segurança da informação podem ser um
dos motivos do aumento da voracidade do sistema”.
Filósofo e especialista em mídia social Fabiano de Abreu
Foto: Divulgação
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