Revista Ações Legais - page 26-27

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com um assistente virtual como se fosse um ser humano, com muito mais praticidade. Por
sua vez, o usuário obtém informações de forma mais rápida e em tempo real sobre aprova-
ções pendentes, políticas, regras e dados sobre as equipes.
Os softwares tambémagemproativamente de acordo comas interações do usuário, fazen-
do mudanças diretamente no sistema. A evolução é contínua e se faz por meio das neces-
sidades de quem as utiliza, algo que é possível monitorar e aperfeiçoar no sistema. A inte-
ligência artificial aplicada no RH contribui não apenas com as atividades corporativas, mas
também oferece suporte à área de TI e dá apoio estratégico em eventos, potencializando
os negócios.
Em 2016, a Senior criou a SARA – uma assistente virtual desenvolvida por meio da platafor-
ma de computação cognitiva IBMWatson. A novidade nasceu na nossa área de Pesquisa e
Arquitetura, como objetivo de embarcar IA nas soluções da companhia, otimizando o aten-
dimento aos clientes e auxiliando também no nosso dia a dia.
Na época de seu desenvolvimento, em 2015, o assunto chatbots estava começando a ser tra-
tado de forma mais evidente e viável no Brasil. Com isso, nos tornamos a primeira empresa
de software brasileira a oferecer IA nos produtos de tecnologia para gestão. Internamente,
na própria Senior, a assistente virtual foi responsável por mais de 6.500 atendimentos no pri-
meiro ano de operação. Hoje, o bot faz parte do dia a dia dos nossos 1.500 profissionais, distri-
buídos na matriz, em Blumenau (SC) e nas unidades de negócio que operam em todo o país.
Entre as vantagens de usar o bot na nossa rotina, posso destacar a atuação na automatiza-
ção de operações da área de TI. O desbloqueio de usuários, uma prática bastante comum
na rotina da empresa, já reduziu mais de 450 horas de trabalho da equipe de suporte desde
outubro de 2018. A IA também auxilia os usuários da nossa loja virtual, tendo realizadomais
de 1.650 atendimentos apenas nos cinco primeiros meses de operação.
Outra aplicação da IA é em atividades importantes para o clima da organização, como a in-
teração em datas festivas promovidas pela equipe da comunicação interna. Uma das mais
repercutidas foi a ação no Halloween de 2018, em que a SARA convidava os colaboradores
para participar das brincadeiras relacionadas à famosa pergunta “doces ou travessuras?”.
Naquele dia, a assistente virtual recebeu mais de 1.800 mensagens, potencializando de for-
ma significativa a atuação da comunicação interna da empresa.
Como dá para observar, quantomais usamos essa tecnologia, mais aprimoramos a ferramen-
ta. Portanto, as inovações não param por aqui. E você, como imagina aplicá-la na sua rotina?
Por Carlos Valle, especialista em
desenvolvimento de sistemas
O efeito inteligência
artificial
M
ais do que levar inteligência artificial (IA)
para aplicativos e produtos de tecnologia,
hoje inseri-la na empresa pode ser uma re-
alidade bastante simples e comum. Qualquer negócio
pode ter essa ferramenta com um formato de intera-
ção personalizado, e que faça sentido para a estrutura
do negócio ou para a ação em questão. Entre os prin-
cipais benefícios de investir embots inteligentes estão
o auxílio da tecnologia para manter produtividade da
força de trabalho, a redução de custos com treinamentos e onboarding, melhorias de agili-
dade e registros em atendimentos por parte do suporte e a desburocratização em proces-
sos tradicionais de atendimentos.
Para atender a essa demanda, grandes empresas de TI contam com laboratórios próprios,
ou fábricas de bots, especializados na criação de ferramentas personalizadas de acordo
com cada necessidade e demanda, o que comprova que a IA já saiu da ficção e hoje é parte
essencial do dia a dia de muitas corporações. Atendendo à crescente utilização dos smar-
tphones, não demorou para que fosse usada como uma ferramenta para a evolução do RH.
Os usuários não precisam investir em novas tecnologias para ter em mãos esse tipo de fa-
cilidade, mas sim adquirir soluções que se integrem com a sua rotina. Por essa razão, hoje
já é possível ter uma assistente virtual noWhatsApp para realizar consultas rápidas, que, se
acessadas da forma habitual, envolveriam um passo a passo bastante burocrático. O obje-
tivo é apoiar a gestão de pessoas 24 horas por dia e sete dias da semana, atendendo tanto
colaboradores como gestores. E essa é apenas uma forma que a IA pode contribuir para a
evolução do RH.
Quando a ferramenta começou a se popularizar, muito se falou sobre a substituição das
pessoas por robôs. O que posso dizer é que hoje esse tipo de software é dedicado ao traba-
lho de melhorar demandas e atendimentos e otimizar processos.
Esses bots compreendem e entendem a intenção de um usuário por meio de interfaces
naturais, como texto ou fala. O que, inclusive, é uma das principais vantagens do modelo
cognitivo: a humanização da tecnologia. Com essa facilidade, pessoas conseguem interagir
Foto: Divulgação
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