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ARTIGO
A essência do marketing
jurídico, comunicação e
código de ética
Por Alexandre de Souza Teixeira,
professor de pós-graduação em
administração de empresas na Fundação
Getúlio Vargas, especialista em
marketing e gestão
O
novo código de ética da OAB deixou claro que
é possível usar sites, blogs, redes sociais e pu-
blicações para se comunicar com o mercado de
maneira frequente, sempre com um cunho informativo
e fazendo com que o público reconheça as competên-
cias do escritório, formando a reputação da banca. Este
é o grande objetivo do marketing jurídico, posicionar e
fortalecer marcas. Nesse sentido, as plataformas digi-
tais como sites, blogs, redes sociais, revistas, e-books,
aplicativos e newsletters são hoje as principais ações
para se implementar o marketing jurídico. Mas mesmo
o código de ética liberando estas mídias, o escritório
deve tomar muito cuidado com a forma e o conteúdo
empregado.
Hoje, muitos escritórios já sabem que para praticar o
marketing jurídico eles precisam de uma matéria prima
básica, o conteúdo. Mas como fazer? Qual formato e quais plataformas usar para não ferir o
código de ética? Em todos os meus cursos, palestras e reuniões que tenho com clientes este
assunto sempre vêm à tona e muita gente tem duvida de como desenvolver um plano estra-
tégico de comunicação para seu escritório e como executar.
Umdos mais importantes desafios da gestão das sociedades de advogados tem sido aprimo-
rar a sua capacidade de planejar e de se comunicar comdiversos públicos. Osmercados estão
sofrendo segmentações e os públicos criando nichos e redes de relacionamentos específicos.
É inevitável a inovação, ter uma nova atitude, tratar o negócio advocacia com profissionalis-
mo e visão empreendedora.
Portanto, primeiro temos que fazer um planejamento de gestão da marca. Este plano
deve ter o objetivo superior de posicionar a marca do escritório para que as pessoas ou
mercado alvo percebam as suas expertises do direito e quais nichos econômicos são mais
especializados.
E as formas de como implementar as estratégias e distribuir a comunicação necessária para
atingir estes objetivos sugiro as seguintes:
Gestão de Conteúdo
– publicação de artigos, palestras, cursos, eventos e news letters. Se o
escritório não tem tempo frequente para produzir tudo isso, que pelo menos poste notícias
do mercado que tenham a ver com suas áreas de atuação. Isso fará com que as pessoas e
o mercado percebam que a banca conhece do assunto e desta forma a marca se posiciona
naturalmente. Conteúdo frequente e relevante para o público é essencial para manter viva
a presença na internet e trazer seguidores. Os canais mais usados são: redes sociais, site ou
blog do escritório e newsletters eletrônicas, sempre integrando as plataformas digitais.
Sites Mobiles Responsives:
Permite que as informações do site sejam apresentadas de uma
forma adaptável e automática em: Smartphones, Tablets e Desktop. Deve ter um blog de no-
ticias e artigos comcompartilhamento nas redes sociais. Não indico umblog separado do site.
Aplicativo Mobile:
Pode ser baixado em todas as lojas apps para iniciar um relacionamento
interativo e exclusivo comos usuários de umamaneira diferenciada. Ter amarca do escritório
na tela do telefone e no bolso dos clientes com acesso a documentos em ambientes restritos
é um exemplo de inovação, interatividade e marca moderna.
Redes Sociais:
Têm o objetivo de gerar relacionamento, interação e distribuição de conteúdo
relevante usando a sua própria rede de contatos.
Marketing de Busca:
SEO (Search Engine Optimization), otimização de sites, é um conjunto
de estratégias para fazer um site aparecer bem posicionado no google.
Links Patrocinados:
Sugerimos impulsionamentodepostagens para alcançarmais seguidores
nas postagens aumentando o número de curtidas e compartilhamentos da sua base, levando
com isso mais pessoas a ler as notícias no site do escritório.
Newsletter Eletrônica:
É uma comunicação periódica realizada via e-mail para os conta-
tos do escritório, oferecendo conteúdo relevante sobre as Áreas do Direito em que atua.
Tem como objetivo gerar relacionamento e criar vínculos com o leitor, trazendo mais
credibilidade à marca.
Revistas Jurídicas:
São publicações físicas e digitais disponíveis em sites e aplicativos que
reúnem artigos de toda banca para transmitir a competência e conhecimento jurídico do
escritório.
Relatórios Mensais:
Os relatórios mensais são essenciais para monitorar as estatísticas, iden-
tificar os pontos fortes e o que deve ser melhorado nas ações digitais.
Esta atuação estratégica por meio das plataformas digitais é essencial para gerar interesse
e posicionara sua marca no mundo digital de hoje. Portanto, marketing não é propaganda e
sim a forma estratégia de gerir a sua marca. Os resultados e o retorno serão proporcionais ao
nível de conteúdo, posicionamento e relacionamento empregado. Discuta este assunto com
seus sócios, advogados e colaboradores. Trate isso comomais uma tarefa importante da pro-
fissão. Gestão e Marketing são essenciais para a sustentabilidade de qualquer negócio.