35
LGPD ESTÁ EM VIGOR
Impactos da Lei Geral de
Proteção de Dados nas
empresas
S
ob o argumento de que muitas empresas não estavam preparadas e pela falta da
criação da autoridade nacional de proteção de dados (ANPD), a LGPD – Lei Geral de
Proteção de Dados foi sendo adiada. Após três sucessivos adiamentos, a LGPD – uma
espécie de "código de ética" a ser seguido sobre o tratamento de dados nas suas mais
variadas aplicações e ambientes – enfim deve entrar em vigor no mês de setembro. A le-
gislação traz mudanças na forma como esses dados são tratados atualmente, ou seja, es-
tabelece regras para coleta, utilização, acesso, reprodução, transmissão, processamento,
armazenamento, transferência e destruição dos dados pelas empresas públicas e privadas.
Mas, por que as empresas brasileiras ainda não se adequaram? O que está faltando? Como
se adequar?
"Infelizmente, muitas empresas não estavam atentas para as transformações em curso. A
LGPD demanda uma nova visão que atinge áreas como marketing e RH. Muda a maneira