Revista Ações Legais - page 68-69

ARTIGO
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A função de um gerenciador de processos é ter todas as informações sobre os processos
em um único lugar, receber as intimações diretamente na sua agenda virtual, designar quem
deve fazer o que e em quanto tempo deve cumprir a tarefa, entre outras funcionalidades
mais específicas. Quanto à gestão financeira, o gestor consegue ver o fluxo de caixa do escri-
tório, fazer orçamentos, ver quem está devendo, quem são seus melhores clientes e até que
equipe ou qual advogado é mais produtivo.
Mais recentemente começamos a ouvir falar emrobôs, mas o que eles fazem? Você pode pes-
quisar como determinado juiz, ou ministro do Supremo Tribunal Federal, julga determinado
assunto e a partir daí fazer sua tese. Outra funcionalidade é trazer informações específicas
sobre determinado assunto para a elaboração de uma petição e, em alguns casos, montar a
própria petição com as informações passadas para o robô (não vou discutir aqui a qualidade
desta petição, não é o objetivo deste artigo).
Ainda temos uma nova corrente que usa todas as informações possíveis que não estão re-
lacionados ao Direito, mas sim ao problema em questão e apresenta uma petição com links
para artigos, vídeos e até opiniões de outros juristas.
Voltando ao início do artigo algumas respostas já foram dadas. Sim, todos os escritórios já
estão em parte na Advocacia 4.0 (todos têm pelo menos e-mail e site) e os ganhos e custos?
Os ganhos em tempo e assertividade nas pesquisas são enormes, sem falar na comodidade
de ter todas as informações a qualquer momento literalmente na palma da sua mão. Custos?
Sim, alguns destes produtos são caros. É necessária uma infraestrutura de Tecnologia da In-
formação muito boa e investir pesado em treinamento.
E os pequenos como ficam? Existemhoje vários programas e softwares para todos os bolsos,
inclusive gratuitos, patrocinados pelas associações de advogados.
Além de tudo isso, e tambémmuito importante, é a democratização da informação e do co-
nhecimento. Porém, é impaortante conhecer amatéria e sermuito criativo nas soluções apre-
sentadas, afinal pode-se encontrar resposta para tudo na internet, mas nem sempre o que
é bom para um é bom para o seu cliente e o robô ainda não tem a intuição e não pensa, ele
apenas dá o caminho e você decide.
Por Fernando Magalhães, especialista
em gestão de soluções para escritórios
de advocacia, pós-graduado em
Planejamento Estratégico para Escritórios
de Advocacia na GVLAW, da Fundação
Getúlio Vargas, e em Gestão Jurídica
Estratégica na FIA – Fundação Instituto
de Administração
Advocacia 4.0
M
uito tem se falado em Advocacia 4.0, mas na
realidade o que é? Todos escritórios devem
seguir esta tendência? E os ganhos realmen-
te são significativos? E quanto custa tudo isso?
Para começar vamos definir o que é Advocacia 4.0. Ba-
sicamente, é a nova maneira de um advogado, ou escri-
tório de advocacia, atuar no mercado utilizando-se de
todos os novos recursos que foram introduzidos nos
últimos 40 anos.
Nos últimos 40 anos? Sim, a internet não é tão jovem
assim. Foi criada em 1969 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1988. Acredito que
todos os escritórios atualmente pelo menos usam e-mail para se comunicar e, mais recen-
temente, WhatsApp.
Para por aí? Claro que não. Existemoutras ferramentas que vieramcoma internet que podem
alavancar o resultadodequalquer escritório (importante estar sempre emconformidade com
as políticas da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB). Site, blog, Facebook e Instagram são
algumas destas ferramentas que, se bem usadas, podemmudar a história do escritório.
Outro ponto importante é a digitalização de documentos pesquisáveis: os programas de ge-
renciamento eletrônicos de documentos (GED) e a tão falada “nuvem”. Tudo pode ser armaze-
nado de forma virtual, diminuindo o espaço físico necessário para arquivos. Pode-se pesquisar
qualquer documento de qualquer lugar domundo como se estivesse no seu próprio escritório.
Ainda na esteira tecnológica, a grande maioria dos tribunais já estão preparados para o peti-
cionamento eletrônico e, em alguns casos, audiências feitas a distância.
E isso também é um ganho para o escritório. Será que é necessário ir até outra cidade para
conversar comseu cliente sobre determinada ação? Sim, existe o telefone, mas colocar toda a
diretoria numa sala, vendo cada participante e ainda podendomostrar em sua apresentação,
torna o trabalho muito mais ágil.
Na última década começaram a aparecer no mercado softwares específicos para o mer-
cado jurídico de todos os tamanhos, funcionalidades e preços. Lógico, como em qualquer
mercado tem sempre os bons e os ruins (e por que não falar os excelentes e os péssi-
mos?). Resumidamente, estes programas estão divididos em duas partes: gerenciamento
de processos e gestão financeira.
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