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de Andrade, o presidente da Dataprev, Gusta-
vo Henrique Canuto, e o gerente de Criação e
Inovação da In Press Oficina e especialista em
UX, Daniel Gomes.
Para Patrícia Marins, o processo de digitaliza-
ção, acelerado pela crise atual, será irreversí-
vel. “A boa notícia é que essa transformação
digital, feita de maneira eficiente, será pere-
ne. Ogrande legado para a sociedade brasilei-
ra será essa tecnologia e agilidade, fruto tam-
bém da sinergia entre os órgãos governo na
área de inovação”, analisa.
Segundo ela, durante esse processo, o cidadão precisa ser visto pelo governo como o seu prin-
cipal cliente. Assim, a transformação digital poderá contribuir para uma atuação pública mais
efetiva, econômica e transparente, alémde atender às expectativas da população emummo-
mento delicado como a crise atual. “O governo mais digital deve pensar em tecnologia, mas
comempatia, se colocandono lugar do cidadão. ACovid-19, antes de ser uma crise econômica,
política, ou de saúde, é uma crise de confiança. Essa confiança só será reforçada se o cidadão
for o foco da revolução digital. A crise é sem precedentes, assim como a agenda de transfor-
mação digital do governo. Os avanços serão fundamentais e podem garantir um futuro mais
célere e inclusivo no país”, defende.
Auxílio emergencial
O auxílio emergencial, ação do governo para reduzir o impacto do isolamento social para tra-
balhadores informais que ficaram sem renda na pandemia, é um dos grandes desafios atuais
do governo, no qual o uso da tecnologia e da inovação para o cadastro dos beneficiários foi
decisivo e pode servir de exemplo.
O presidente da Dataprev, Gustavo Henrique
Canuto, destacou o trabalho de toda equipe
para a disponibilização em grande escala do
benefício de R$ 600 para população nos últi-
mos dois meses. Para ele, o processo foi em-
blemático e inédito, pois contou um grande
volume e complexidade ímpar.
“Em pouco mais de 60 dias, o benefício che-
gou amais de 113milhões de pessoas, ou seja,
Patrícia Marins
Luis Felipe Monteiro
NOVAS TECNOLOGIAS
Pandemia acelera
digitalização da gestão
pública
A
pandemia da Covid-19 trouxe impactos severos para toda a população brasileira, espe-
cialmente, em áreas como saúde e economia nos setores privado e público. Entretan-
to, a crise serviu tambémde catalisador para a digitalização dos serviços públicos para
a sociedade. Segundo o secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luis Felipe
Monteiro, entre 15 de março e 4 de junho, 150 serviços públicos foram transformados emdigi-
tais. O dado foi apresentado em primeira mão, durante o Arena de Ideias, webinar da In Press
Oficina que reuniu especialistas para debater a “Transformação Digital para a Gestão Pública”.
De acordo com o secretário, 56% dos 3,5 mil serviços ofertados no portal do governo estão
digitalizados. “No início de 2019, somente 31% dos serviços públicos estavam disponíveis em
canais digitais. Esse aumento significa 146 milhões de horas de burocracia eliminadas em um
ano e cincomeses de trabalho. É praticamente umdia de trabalho de todo o estado do Rio de
Janeiro”, compara. A meta do governo é que, até 2022, todos os serviços tenham passado
pela transição.
Participaram também do bate-papo virtual, a jornalista especialista em comunicação pública
e sócia diretora da In Press Oficina Patrícia Marins, o presidente do Serpro, Caio Mario Paes
Webinar debateu “Transformação Digital para a Gestão Pública”.
Fotos: Divulgação