80
81
OUVIDORIA DAS MULHERES
CNMP divulga canais
exclusivos de atendimento
contra violência
A
Ouvidoria das Mulheres está recebendo e encaminhando demandas relacionadas
à violência contra a mulher por meio dos seguintes canais exclusivos de atendi-
mento: o telefone/WhatsApp (61) 3315094-76 e o e-mail ouvidoriadasmulheres@
cnmp.mp.br. A iniciativa é uma realização da Ouvidoria Nacional do Ministério Público,
órgão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Segundo o ouvidor nacional do Ministério Público, Oswaldo D’Albuquerque: “A criação
da Ouvidoria das Mulheres com a implementação de canais de atendimento via telefo-
ne, e-mail e WhatsApp, propicia um atendimento especializado às mulheres vítimas de
violência, a fim de prestar uma resposta ágil e célere no combate a tais demandas, num
esforço de atuação conjunta e integrada entre todas as unidades do Ministério Público
brasileiro, especialmente neste momento de distanciamento social em que se observa
Fotos: Divulgação
metade da população brasileira. Trata-se de
um processo contínuo de aperfeiçoamento
para corrigir falhas, evitar fraudes e garantir a
entrega do benefício para quem de fato pre-
cisa. São números impactantes, mas temos
mais trabalho a fazer”, ressaltou.
Segundo o presidente do Serpro, Caio Mario
Paes de Andrade, a transformação digital dos
serviços prestados pelos órgãos do governo
emmeio à pandemia, como Bolsa Família e o
auxílioemergencial,envolveumagrandeequi-
pe do Governo comprofissionais capacitados e que se assemelha a uma operação de guerra.
“Órgãos como Serpro e Dataprev são inovadores, têmknow-how e experiência para conduzir
essas grandes operações que transformamogovernoemmais digital e eficiente. Começa a ser
consenso de que a grande maneira de fazer isso é através do digital. Internamente, a digitali-
zação dos processos reduz a burocracia e, externamente, no atendimento ao cidadão, elame-
lhora a vida de todos. Além disso, todo o processo fica mais transparente e controlável, como
no combate a ineficiências e à corrupção”, afirma.
Impacto social
O gerente de Criação e Inovação da In Press Oficina e especialista em UX, Daniel Gomes, des-
taca o impacto positivo que o investimento do governo no uso de inovações tecnológicas e
digitalização pode representar para a sociedade. Para ele, o avanço em relação ao uso do digi-
tal para o crescimento da capacidade de atendimento à população pelo Governo representa
mudanças reais na qualidade de vida do cidadão brasileiro.
“Olhando para o futuro, a digitalização e ino-
vação significam que as melhorias para vida
dos brasileiros serão cada vez mais acelera-
das. Quando se fala em digital e tecnologia,
são habilitados uma série de questões que,
realmente, transformam a vida das pessoas
emdiferentes áreas, como educação, saúde e
empregabilidade. Ou seja, os benefícios que a
tecnologia pode trazer são potencializados”,
define.
Caio Mario Paes de Andrade
Gustavo Henrique Canuto
NOVAS TECNOLOGIAS